quarta-feira, 23 de março de 2011

Semiótica da Comunicação

É  fundamental que o acadêmico de rádio e tv conheça e saiba fazer uma leitura semiótica ao tratar de imagem. Para tanto vou colocar aqui algumas considerações sobre o assunto. A começar o lugar da semiótica dentro das ciências da comunicação depende do que se entende por comunicação. A comunicação é hoje um vastíssimo campo de investigação, das engenharias à sociologia e psicologia, pelo que as perspectivas em que se estuda podem variar significativamente. É certo que toda a comunicação se faz através de sinais e que esse facto constitui o bastante para estudar os sinais, sobre o que são, que tipos de sinais existem, como funcionam, que assinalam, com que significado, como significam, de que modo são utilizados. Contudo, o estudo dos sinais tanto pode ocupar um lugar central como um lugar periférico no estudo da comunicação. Daqui que seja fundamental considerar, ainda que brevemente, os principais sentidos de comunicação. Vejamos mais detalhadamente:

Semiótica – a semiótica estuda os sinais relevantes no processo da comunicação levando em conta fatores: sociais, culturais e semânticos da comunicação e a referencia entre o seu significante e o seu significado.
Relação comunicação e semiótica -  a comunicação está mais focada na mensagem, nos grupos, mais
 propriamente no intercambio da informação e compreensão desta, enquanto a semiótica estuda os processos mais intrínsecos destas etapas. Na verdade elas se complementam e interagem uma com a outra, mudando apenas o foco de suas atenções.

Justificativa da relação entre comunicação e semiótica – ao comunicarmos algo somos emissores de uma informação, quem escuta é o receptor e em ambos os casos fazemos representações mentais do que nos é transmitido ou assimilado em forma de sinais que possuem um significante (expressão literal – referencia exata do objeto) e um significado (expressão epistemológica do objeto ), estes fatores são vistos como signos que possibilitam a representação simbólica de uma mensagem e a sua compreensão e se na comunicação a compreensão do intercambio de mensagem é fundamental a semiótica completa os processos relacionados a comunicação pois a sua aplicação tornam a mensagem mais inteligível e significante, repletos de significados que reforçam a eficiência da comunicação e transposição da mensagem.
Na verdade este texto todo sobre semiótica é uma breve experiência minha para saber se o aluno lê ou não o conteúdo postado. Se você leu até aqui, parabéns, coloque seu nome no comentário com um trecho de ciranda cirandinha e ganhe um cd bacana do meu amigo Douglas Germano | Moviola e mais cinquentinha no bolso. Esta promoção é valida apenas para hoje. Agora o texto segue normalmente.

Comunicação e semiótica na interface homem maquina
A grande maravilha da interface homem maquina é a possibilidade de interação com um sistema, porem a pluralidade, multidisciplinaridade e diversidade intelectual, social e técnica dos recursos possíveis de serem aplicados por estas é muito diversificada e neste caso a compreensão destes processos nas interfaces pode facilitar o sucesso de um sistema, fazendo com que este tenha pré-requisitos cada vez mais simples para a sua utilização.
A semiótica também facilita a transposição da mensagem no processo de comunicação, pois desmistifica os símbolos utilizados nestes processos e otimizam  tempo e espaço com conceitos empíricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário