quarta-feira, 30 de março de 2011

Aula hoje - PARTE II


Vamos assistir PULP FICTION. Simples assim? Nem pensar.
A proposta é de trabalho de direção. Último trabalho do semestre pois esta é uma atividade em comum entre as demais turmas de RTV, então.. é preciso fazer.
O que acontece: o acadêmico(a) de RTV junto com o grupo, assiste ao filme, escolhe uma cena (com duração 1 minuto), faz a decupagem e grava a cena no decorrer do semestre. (com duração de 1 minuto)
Dividindo em partes seria: 01 assistir ao filme (hoje) | 02 escolher a cena (hoje) | 03 fazer decupagem (para próxima aula)  | 04 escolher equipe, com novos diretores (hoje) | 05 cronograma (para próxima aula) | 06 acertar roteiro cenário, figurinos, casting, story board, etc (decorrer do semestre) | 05 ensaios (decorrer do semestre) | 06 gravação (decorrer do semestre) | 07 edição (decorrer do semestre) | 08 apresentação|entrega (11 ou 18 maio).

Itens importantes:
01 - Assistimos o filme do diretor Quentin Tarantino | 1994.
Sobre o filme o interessante é a ordem dos fatos, sua edição que o tornou o filme mais influente da década de 1990. O roteiro que o consagrou como um dos grandes filmes de todos os tempos. Quentin Tarantino abusa do Cinema de Cinema: homenagens e referências a outros filmes. O filme conta com o grande atrativo do elenco – que fique registrado, mais de 60% do orçamento foi para os atores. Não vou colocar a sinopse que é facil de achar na internet e tantas outras informações interessantes sobre.

03 - Fazer a decupagem
Transposição para o roteiro técnico, a história contada em planos. O diretor do filme é responsável e para isso, é imprescindível que ele tenha conhecimento da linguagem videográfica, assim como os melhores modos de narrar para que, os planos se encaixem formando um conjunto coerente, cronológico e definitivo, que constituirá o filme. Deve mostrar como o filme vai ser visto e ouvido. Por meio da decupagem é possível saber a repartição da ação em planos, sua angularão e os movimentos de câmera; o conteúdo de cada plano, personagens e objetos de cena assim como o seu lugar e colocação e a sua relação com a câmera; diálogos, ruídos e música. As seqüências mais complexas e detalhadas tem a decupagem mais trabalhada, para isso, o recurso do storyboard pode ser utilizado.
Depois vou postar um modelo de decupagem.

06 Gravação | 07 Edição
Vamos decidir junto dos diretores e equipe técnica da universidade.
Temos uma data para agendar o estúdio.
Os grupos escolhem a data para gravação e edição sendo elas:
Para Gravação mês de Abril
Estudio 09 - dias disponíveis de quarta: 13 e 20
Estudio 10 - dia disponíveil de quarta: 27
Para edição de abril - definir grupos

Para Gravação mês de Maio
Estudio 10 - dias disponíveis de quarta: 04, 11, 18
Para edição de maio - definir grupos

08 apresentação|entrega
Entre decupagem, reuniões, ensaios, ajustes, gravações, edição a entrega fica entre o dia 11 e 18 de maio.
O trabalho sera gravado e editado em aula. Vejam os horários disponíveis acima e hoje mesmo vamos reservar nosso horário ok!

Vamos conversar?

3 comentários:

  1. Verônica, leia com calma e me diga qual parte ficou na dúvida. Pode ser parte por parte que eu respondo sem problema. Diga lá!

    ResponderExcluir
  2. Prof, boiei! É muita informação...! Acho que quandO passar na sala, vai ficar mais claro!

    ResponderExcluir